Consciência Educacional
Desde o começo de nossas vidas experienciamos contatos interpessoais e lidamos com certas normas sociais, adequando - se e integrando-se ao mundo que fazemos parte.
Alguns lugares como a Escola, já na infância, são muito desafiadores e por isso exercem um papel essencial para observar as diferentes reações de diferentes pessoas, em uma situação comum a elas. Lá compartilham quase diariamente o mesmo espaço com seus colegas e professores, aprendendo e ensinando, conhecendo um pouco mais a cada dia.
É na escola que se observa como o aluno sente e reage ao mundo à sua volta, que é, até então, em grande parte, representado pelo que se vive em casa. Qualquer desequilíbrio familiar influi diretamente e, por isso, a tarefa de educar é mais delicada quando se trata de regiões carentes, onde faltam até mesmo direitos básicos à vida e à cidadania.
Ciente dessas questões, a Morro Verde tem contornado as adversidades e mostrado que é possível ter educação pública de qualidade, com arte, cultura, consciência social e ambiental.
Música e Projetos Sócio-Culturais
A música tem um grande poder de transformação. Tanto pela arte de manipular os sons e sua riqueza de expressividade, como pelo que ela representa, o que veicula como ideia. Esses dois aspectos trabalham juntos promovendo a troca entre o compositor, o músico e o público.
A música tem sido muito utilizada com finalidade educacional pois transpassa barreiras sócio-culturais, promove-se respeito pelas diferenças através do conhecimento de diferentes culturas. Isso enquanto sendo "só" ouvinte.
Outra maneira mais intensa de experienciar a música é tocá-la,cantá-la. Junto ao ensino da música está intrínseco o ensinamento de disciplina, percepção, reflexão, compreensão, empatia, paciência e trabalho em equipe. Autoconhecimento e compreensão do todo. Não é a toa que a música é e sempre foi extremamente relevante socialmente. Portanto cabe a nós promovê-la, por um mundo mais expressivo e mais unido com todas suas diferenças.
Vítor Gontijo