Conceitos e missÔes
â
ViolĂȘncia
Em sua origem e manifestaçÔes, a violĂȘncia Ă© um fenĂŽmeno sĂłcio-histĂłrico que se refere as noçÔes de constrangimento e de uso da superioridade fĂsica sobre o outro. Os eventos violentos tratam-se de conflitos de autoridade, da luta pelo poder e da vontade de domĂnio, de posse e de aniquilamento do outro ou de seus bens.
Hoje, a violĂȘncia Ă© reconhecida como um problema de saĂșde pĂșblica, apesar de nĂŁo ser um problema especĂfico da ĂĄrea de saĂșde. Ela Ă© o resultado de uma complexa interação de diversos fatores, que podem ser individuais, sociais, econĂŽmicos, culturais, dentre outros. AlĂ©m dos danos fĂsicos, a violĂȘncia pode ter consequĂȘncias psicossociais ao longo da vida dos indivĂduos.
Considerando a saĂșde como um estado de completo bem estar fĂsico, social e mental, sabe-se que os problemas sociais, tais como a violĂȘncia, influenciam diretamente na saĂșde dos indivĂduos. Ainda, no Brasil, Ă© relevante tratar-se do problema da violĂȘncia, uma vez que a maior ameaça a vida dos jovens nĂŁo sĂŁo as doenças, mas sim a violĂȘncia.
Devido aos problemas sociais e de saĂșde presentes no Brasil e suas complexidades, as suas abordagens devem ser interdisciplinares, apoiadas nos avanços cientĂficos e na superação das desigualdades, implicando na articulação da segurança, da saĂșde e do desenvolvimento social. Identificar, cuidar e apoiar as vĂtimas de violĂȘncia, atravĂ©s da utilização de iniciativas baseadas em evidĂȘncias Ă©, portanto, crucial para proteger a saĂșde e romper ciclos de violĂȘncia. O problema da violĂȘncia deve ser enfrentado pelos diversos setores da sociedade e do Estado; sĂł assim pode-se diminuir os danos provocados por este sĂ©rio problema mundial.
Mahatma Gandhi
â
Praticante da nĂŁo violĂȘncia, Mahatma Gandhi Ă© uma das inspiraçÔes da Morro Verde. Sempre mandando energias positivas para o mundo. Esse sim deve ser lembrado!
â
â