Conceitos e missões

Violência

 

Em sua origem e manifestações, a violência é um fenômeno sócio-histórico que se refere as noções de constrangimento e de uso da superioridade física sobre o outro. Os eventos violentos tratam-se de conflitos de autoridade, da luta pelo poder e da vontade de domínio, de posse e de aniquilamento do outro ou de seus bens.

Hoje, a violência é reconhecida como um problema de saúde pública, apesar de não ser um problema específico da área de saúde. Ela é o resultado de uma complexa interação de diversos fatores, que podem ser individuais, sociais, econômicos, culturais, dentre outros. Além dos danos físicos, a violência pode ter consequências psicossociais ao longo da vida dos indivíduos.

Considerando a saúde como um estado de completo bem estar físico, social e mental, sabe-se que os problemas sociais, tais como a violência, influenciam diretamente na saúde dos indivíduos. Ainda, no Brasil, é relevante tratar-se do problema da violência, uma vez que a maior ameaça a vida dos jovens não são as doenças, mas sim a violência.

Devido aos problemas sociais e de saúde presentes no Brasil e suas complexidades, as suas abordagens devem ser interdisciplinares, apoiadas nos avanços científicos e na superação das desigualdades, implicando na articulação da segurança, da saúde e do desenvolvimento social. Identificar, cuidar e apoiar as vítimas de violência, através da utilização de iniciativas baseadas em evidências é, portanto, crucial para proteger a saúde e romper ciclos de violência. O problema da violência deve ser enfrentado pelos diversos setores da sociedade e do Estado; só assim pode-se diminuir os danos provocados por este sério problema mundial.

Mahatma Gandhi

Praticante da não violência, Mahatma Gandhi é uma das inspirações da Morro Verde. Sempre mandando energias positivas para o mundo. Esse sim deve ser lembrado!

 

 

 

  • c-facebook

© 2019 por Morro Verde Educacional